11.2.13

COMO INSTALAR UM GERENCIADOR DE DISPOSITIVO CRIPTOGRÁFICO

A instalação é um procedimento que só precisa ser realizado uma única vez, a não ser que o computador seja formatado ou que o sistema operacional (ex.: Microsoft Windows) seja substituído ou reinstalado.
É necessário que o computador esteja conectado à internet para realizar a instalação do software. Caso sua conexão “caia” ou fique instável, aguarde a normalização e recomece o procedimento de instalação.
Caso queira instalar o software em um notebook, certifique-se, antes de iniciar o procedimento, que o equipamento esteja conectado a uma fonte de energia.

Não conecte o dispositivo (token ou leitora smartcard) no computador antes de instalar os softwares. Conecte-o somente após concluir a instalação.______________

OBSERVAÇÕES/SISTEMAS OPERACIONAIS

4.1.1 - MICROSOFT WINDOWS XP / 2000 / VISTA / 7

ATENÇÃO: as versões “Beginner” ou “Starter” do sistema Microsoft Windows podem apresentar problemas durante a instalação por possuírem limitações e, portanto, não são recomendadas.

   Passo 1: antes de começar a assinar digitalmente seus documentos, é necessária a instalação do software de certificação digital. Para isso, abra o navegador de internet e acesse o endereço http://www.acoab.com.br. No canto superior direito deste website, clique em “Assistente de instalação AC OAB”. Ao ser redirecionado para a nova página, clique em “3 - Assistente de Instalação AC OAB”.

    Passo 2: siga as instruções para a instalação do programa e, se necessário, também instale o “.NET Framework 2.0”. Ao final, salve todos os trabalhos abertos e reinicie o computador.


4.1.2 - APPLE MACINTOSH

     Passo 1: instalação do Gerenciador Criptográfico (SafeSign)  Abra o navegador e acesse o site http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/leitoras. Faça o download do Gerenciador Criptográfico SafeSign para o sistema Mac OS Snow Leopard e, a seguir, o instale.

    Passo 2: instalação da cadeia de certificados
 Abra seu navegador e acesse o endereço http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/v2. Faça o download da cadeia de certificados clicando em “Atualize seu navegador” e siga as instruções.

   Passo 3: instalando o dispositivo criptográfico (token ou smartcard)
 Abra seu navegador e acesse o endereço http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens. Faça o download do driver para Mac Os X e o instale. Ao final, reinicie o computador.

4.1.3 - LINUX UBUNTU 11

    Passo 1: instalando o dispositivo criptográfico (token ou smartcard) O procedimento de instalação é feito via “Terminal”. Com o terminal aberto, digite a linha de comando “sudo apt-get update” e pressione a tecla <ENTER>. Ainda no “Terminal”, digite a linha de comando “sudo apt-get install libccid opensc libssl0.9.8 openssl libopensc-openssl pcscd pcsc-tools libasedrive-usbe pressione a tecla <ENTER>. Aguarde a instalação dos drivers ser concluída.

    Passo 2: instalando o gerenciador criptográfico Ainda no “Terminal”, realize o download e a instalação do gerenciador criptográfico, digitando a linha de comando “sudo dpkg -i safesignidentityclient_3.0.43-user_i386.deb” e pressionando <ENTER> ou, em caso de erro, acessando o link:  https://sites.google.com/site/ubuntu4us/artigos/ferramentas-de-escritorio/browsers/certificado-digital.

   Passo 3: instalação da cadeia de certificados
   Acesse http://www.iti.gov.br/certificacao-digital/autoridades-certificadoras e selecione a cadeia de certificados de acordo com o navegador de internet utilizado para o peticionamento eletrônico.

Nenhum comentário: