Como assinar digitalmente uma petição - Passo a passo


Assinar um documento digitalmente é muito mais simples do que você imagina. 
Também é muito fácil verificar a validade da assinatura.

As vantagens em assinar os documentos digitalmente são muitas, mas principalmente, você garante a autoria de seus trabalhos e que nada será alterado nele sem que a sua assinatura perca a validade o que sinalizará à você e aos destinatários que houve uma alteração feita por outra pessoa que não o autor do documento.





Passo a passo para assinar documentos Word 2007, Excel 2007 e PowerPoint 2007. 



Como assinar um documento



Abra um documento WORD, Excel ou PowerPoint.

PASSO 01 Clique no Botão do Microsoft Office que fica do lado superior esquerdo de sua tela.

PASSO 02   - Clique em PREPARAR.

PASSO 3  - Clique em ADICIONAR UMA ASSINATURA DIGITAL

PASSO 4  - Clique em ASSINAR

PASSO 5  - SELECIONAR O CERTIFICADO DIGITAL

O próprio programa buscará seus certificados em sua máquina e no Token ou Cartão Criptográfico se este estiver conectado no momento.

Selecione o Certificado e clique em OK

O programa inicia a assinatura e se for um certificado ICP Brasil A3 que fica em mídia criptográfica (Token ou cartão) o programa solicitará o PIN do Cartão ou Token. 
Insira Seu PIN


Pronto!
O Documento já esta assinado digitalmente e não poderá ser mais alterado. Para alterá-lo você deverá excluir a assinatura, alterar e assinar novamente, mas só você poderá alterá-lo


Sobre sua assinatura
Surgirá automaticamente uma janelinha como essa abaixo no canto direto do seu documento.




Clique em seu nome e outra janela será aberta.



Selecione DETALHES DA ASSINATURA






Ao clicar em exibir, serão apresentadas as informações do seu certificado




Como verificar a assinatura no documento 

Clique no lacre vermelho na barra inferior esquerda.




Conclusão

Assinar documentos do WORD, Excel ou PowerPoint é um hábito que vem de encontro às boas práticas de uso dos documentos eletrônicos.

Adote esse hábito no momento de criação de seus documentos e garanta sua autoria e a integridade do que você escreveu.

Documentos eletrônicos podem ser assinados digitalmente por certificados digitais de Autoridades Certificadoras com Raiz Internacional, porém não terão valor LEGAL no Brasil.

Documentos assinados digitalmente por certificados fora do âmbito da ICP Brasil só terão valor legal no Brasil mediante acordo formal entre as partes.

No exemplo acima eu assinei com o minha OAB/MG. 
Um certificados digital emitido por uma Autoridade Certificadora brasileira na hierarquia da ICP Brasil. É um certificado digital A3 , que significa certificado digital para Assinatura nível de segurança 3, que é emitido em uma mídia armazenadora criptográfica.

Existem disponíveis no mercado diversos assinadores de documentos eletrônicos cada qual com suas funcionalidades, mas todos com a mesma finalidade: Assinar documentos eletrônicos. Uns são distribuídos gratuitamente e outros comercializados. Alguns fazem assinatura em lote, outros também criptografam, outros incluem o carimbo do tempo.

Existem ainda, soluções corporativa mais robustas como os "WokFlow" que têm a finalidade da assinatura e outras funcionalidades como encaminhamento e arquivamento dos documentos eletrônicos, automação de fluxos de trabalho nas organizações permitindo a eliminação do papel. 

Vale uma pesquisa para a adequação da melhor solução para indívíduos e organizações com o objetivo de agilizar a assinatura de documentos eletrônicos.

Saiba como usar assinaturas digitais para proteger documentos no formato PDF.

Ao produzir um documento em formato PDF, pode ser interessante usar alguma forma de certificação para atestar quem criou ou alterou o documento. O processo de assinatura digital do Acrobat permite assegurar que o documento tenha sido realmente lido, revisado e aprovado por qualquer membro de uma determinada equipe de trabalho. Tanto o criador do documento quanto os leitores podem inserir suas assinaturas. Essas assinaturas, na verdade, são chaves criptográficas de até 2 048 bits. Seu uso aumenta a segurança no processo de troca de informações. Neste tutorial vamos ver como pode ser feita uma assinatura simples e úteis para tornar mais segura a troca de informações. Para seguir o tutorial, é necessário ter o Acrobat Professional, Standard ou 3D.

Com poucos cliques e de modo simples e fácil, esta aplicação realiza processos de visualização, inclusão, remoção e validação de assinaturas digitais em lotes de documentos que utilizam a Open Packaging Convention (OPC).

ShellContextMenu.jpg

Contexto

O Microsoft Office suporta a assinatura digital de documentos desde a versão Office XP de 2001. Com o uso de um certificado digital, o usuário utilizava do Office para assinar digitalmente documentos Word, Excel e Powerpoint. Essa assinatura, por sua vez era armazenada dentro do formato binário dos documentos existentes até então, tornando difícil a utilização dessas assinaturas sem o Microsoft Office. Além disso, as assinaturas não seguiam a especificação XML-DSig, atualmente seguida pela ICP-Brasil.

Com a introdução do formato Office Open XML, tornou-se possível representar documentos criados ou consumidos pelo Office de forma XML e assim utilizar a recomendação XML-DSig para as Assinaturas Digitais, atendendo à ICP-Brasil. A partir desta abertura, é possível inserir, remover e validar assinaturas digitais em documentos Office sem a necessidade do mesmo.

Compatibilidade

  • Office OpenXML File Format
    • Word processing documents
    • Spreadsheets
    • Presentations
    • XML Paper Specification (XPS)

Características

  • Conformidade com Certificados Digitais ICP-Brasil
  • Suporte a operações em lotes de documentos
  • Integração com o Shell do Windows
  • Visualização de Metadados de documentos

Requisitos de Sistema

  • Windows XP/2003/Vista
  • .Net Framework 3.0
  • Windows Installer 3.1

Tecnologias Utilizadas

  • .Net Framework 3.0
    • System.IO.Packaging API
    • Microsoft Open XML SDK
  • Win32 API

Imagens

VisualizarAssinaturas.jpg

O resultado


Vamos nos certificar de que o PDF está assinado. Para isso, feche o arquivo e volte a abri-lo. Aparecerá uma caixa de diálogo informando o status do documento. Nela, estarão as informações sobre a assinatura digital. Se você clicar no botão Propriedades da Assinatura, o Acrobat vai abrir uma caixa de diálogo com visão completa dos dados de segurança. Se você quiser fazer qualquer alteração nesse documento, terá de eliminar todos os campos de assinatura. Naturalmente isso exigirá a senha da pessoa que o assinou.

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