O acesso ao site do TJMG é considerado seguro. Para que o seu navegador de internet possa confiar no site pode ser necessário realizar o download de um arquivo específico denominado “Cadeia de certificação”.
Passo 2: faça o download da cadeia de certificação, a depender do seu navegador de internet. Caso utilize mais de um (ex.: Internet Explorer e Firefox), pode ser feito o download e a instalação de duas cadeias.
Passo 3: ao acessar o site http://projudi.tjmg.jus.br, haverá um aviso para a instalação de aplicativo. Clique em “Confiar sempre no conteúdo deste editor” e, depois, em “Executar”.
1 -
CADASTRAMENTO
Passo 1: abra o navegador de internet e digite http://projudi.tjmg.jus.br. Clique em “Novo Advogado”, e, logo após, em “Como se cadastrar”.
Passo 1: abra o navegador de internet e digite http://projudi.tjmg.jus.br. Clique em “Novo Advogado”, e, logo após, em “Como se cadastrar”.
ATENÇÃO: antes de
iniciar a utilização do sistema eletrônico do TJMG, o Advogado deverá
comparecer à sede do Tribunal (em local designado) munido dos documentos
requeridos.
Passo 2: um profissional do Tribunal estará pronto a
atendê-lo e dar início à emissão de um cadastro (usuário e senha), bem como de
um certificado digital exclusivo para uso no TJMG. Este certificado,
apenas para uso no TJMG, não se confunde com o já explicado.
2 - ACESSO AO SISTEMA
Passo: abra o navegador de internet e digite http://projudi.tjmg.jus.br. No canto direito da tela, preencha o Usuário (informado no ato do cadastro presencial e composto, geralmente, da sigla OABMG, seguida do número de inscrição profissional, sem pontos, traços e espaços). A seguir, digite a senha pessoal e clique em “Entrar”.
Passo: abra o navegador de internet e digite http://projudi.tjmg.jus.br. No canto direito da tela, preencha o Usuário (informado no ato do cadastro presencial e composto, geralmente, da sigla OABMG, seguida do número de inscrição profissional, sem pontos, traços e espaços). A seguir, digite a senha pessoal e clique em “Entrar”.
3 -
CERTIFICADO DIGITAL DO TJMG
Este
procedimento é realizado apenas uma única vez por computador, sendo
desnecessária, após a conclusão, a repetição dos passos narrados a seguir.
Passo 1: após ter acessado ao sistema, na barra de menu no canto superior, clique em “Outros” e em “Listar meus certificados”. A seguir, clique em “Download”.
Passo 1: após ter acessado ao sistema, na barra de menu no canto superior, clique em “Outros” e em “Listar meus certificados”. A seguir, clique em “Download”.
ATENÇÃO: não clicar
em “revogar”, pois invalidará aquele certificado (outro
poderá ser gerado).
Passo 2: uma caixa de diálogo perguntará o local no qual deseja salvar o certificado; escolha um local de fácil acesso, pois poderá ser solicitado pelo TJMG ao peticionar. Clique em “Salvar” para armazená-lo. O download poderá ser realizado quantas vezes você desejar.
Passo 2: uma caixa de diálogo perguntará o local no qual deseja salvar o certificado; escolha um local de fácil acesso, pois poderá ser solicitado pelo TJMG ao peticionar. Clique em “Salvar” para armazená-lo. O download poderá ser realizado quantas vezes você desejar.
O token criptográfico
ou o cartão de advogado não poderão ser usados para salvar o certificado
expedido pelo TJMG.
Passo 4: clique no ícone que se assemelha a uma ferramenta . Selecione a opção “Arquivo PKCS12” e clique no botão “Procurar” (à frente de “Assinatura”).
Passo 5: localize o local/pasta em que foi salvo o certificado e selecione-o, clicando uma vez sobre seu nome. Feito isso, pressione o botão “Abrir”.
Passo 6: na tela seguinte, basta clicar em “OK”. Uma vez configurado em um navegador (ex.: Mozilla Firefox), o certificado estará configurado nos demais (ex.: Internet Explorer).
4
- ALTERANDO A SENHA DO SISTEMA
Passo: caso queira alterar a senha de sistema, acesse o portal de peticionamento e, no menu superior, clique em “Outros” e em “Modificar senha”.
Passo: caso queira alterar a senha de sistema, acesse o portal de peticionamento e, no menu superior, clique em “Outros” e em “Modificar senha”.
4.1 - ALTERANDO A SENHA DO CERTIFICADO (E CRIANDO UM NOVO)
Passo 2: feito isso, surgirá uma mensagem sobre o sucesso da operação e o status de seu certificado será alterado para “REVOGADO”. No menu superior do portal do TJMG, clique em “Outros” e em “Criar identidade digital”.
Passo 3: ao ser redirecionado a outra página, informe a nova senha que deseja atribuir ao novo certificado. Recomenda-se uma senha segura (mínimo obrigatório de oito caracteres, preferencialmente composta por letras e números, de difícil adivinhação). Clique em “Criar”.
Passo 4: uma mensagem surgirá, informando o sucesso da operação. Se esta não aparecer, pode ser necessário repetir o procedimento de criação.
Passo 1: selecione “Ações 1º grau”, na barra de menu, e clique em “Cadastrar petição inicial”.
Teste sistema, a inserção do CPF/CNPJ do autor/promovente é obrigatória; para o réu/promovido, é opcional.
Todos os dados marcados com um “*” são de preenchimento obrigatório, incluindo o campo “Bairro”, apesar de não estar marcado.
Passo 7: ao clicar em “Confirmar”, passa-se etapa de inclusão dos documentos que o Advogado entender necessários, sempre em formato PDF não superior a 3 MB (três megabytes). Clique em “Adicionar”.
Passo 9: digite a senha pessoal e clique em “OK”.
Para agravo
de instrumento, verifique se a opção correta está disponível e é aceita
pelo sistema. Caso contrário, escolha o código 204 (“Agravo de
Instrumento em Recurso Extraordinário”).
Passo 4: a seguir, insira informações sobre as partes, clicando em “Inserir”. Ao terminar, pressione “Confirmar”.
Passo 5: na tela seguinte, o Advogado selecionará as peças que integrarão os autos do processo, sempre no formato PDF, com tamanho máximo de 3 MB (três megabytes), e com a descrição adequada de cada uma.
Passo 4: uma mensagem surgirá, informando o sucesso da operação. Se esta não aparecer, pode ser necessário repetir o procedimento de criação.
5
- PETICIONANDO ELETRONICAMENTE NO TJMG
Ao acessar o sistema, você estará na “Área
do Advogado Particular”, que permite o acesso imediato aos autos de
processos dentro de uma das categorias ali listadas.
6
- AUDIÊNCIAS E INTIMAÇÕES
Se quiser
visualizar as suas audiências, basta clicar uma vez no texto correspondente
(Ex.: “Audiências de Conciliação Agendadas”).
A “Agenda de Intimações do Advogado” traz as intimações em aberto que aguardam leitura. Quando houver alguma disponível, bastará clicar em “Ver Intimação” que a mesma será exibida.
A “Agenda de Intimações do Advogado” traz as intimações em aberto que aguardam leitura. Quando houver alguma disponível, bastará clicar em “Ver Intimação” que a mesma será exibida.
ATENÇÃO: quando o
usuário acessar o sistema e tomar conhecimento do teor da intimação,
considerar-se-á, automaticamente, intimado, iniciando-se a contagem do prazo.
7
- PETIÇÃO INICIAL
Passo 2: inicialmente, selecione a Comarca, a Localidade, o Tipo de Justiça e a Competência para a ação proposta. Feito isto, clique em “Buscar na Árvore”. Clique em “+”, localizado no canto esquerdo da tela, para navegar entre os temas propostos até encontrar aquele que melhor descreve o assunto tratado na inicial e selecione-o. Ao finalizar, clique em “Confirmar”. A tela retornará, agora com a informação selecionada.
Passo 3: verifique se o assunto está correto e, em caso afirmativo, clique no ícone para adicioná-lo. Se desejar acrescer outros, basta repetir o processo, clicando em “Buscar na Árvore” novamente.
Passo 4: agora, à frente de “Classe”, clique em “Buscar na Árvore” e selecione o tipo de ação pretendida, confirmando para regressar à página de cadastro.
Passo 5: coloque o “valor da causa”, no campo abaixo de “Classe”, e clique em “Confirmar” para passar ao cadastramento das partes. Clique no botão “Inserir”, localizado abaixo de cada parte. Informe corretamente o CPF/CNPJ, quando for o caso. Clique em “Confirmar”.
Teste sistema, a inserção do CPF/CNPJ do autor/promovente é obrigatória; para o réu/promovido, é opcional.
Passo 6: assim que finalizar a inserção dos dados, clique em “Cadastrar”. Repita esta mesma operação para todos os integrantes do processo. Quando houver encerrado o cadastramento de pessoas, clique em “Confirmar”.
Todos os dados marcados com um “*” são de preenchimento obrigatório, incluindo o campo “Bairro”, apesar de não estar marcado.
Passo 7: ao clicar em “Confirmar”, passa-se etapa de inclusão dos documentos que o Advogado entender necessários, sempre em formato PDF não superior a 3 MB (três megabytes). Clique em “Adicionar”.
Passo 8: localize o arquivo no seu computador. Quando encontrado, selecione-o e clique em “Abrir”. A página anterior retornará. Selecione o tipo de documento/peça que anexou (ex.: petição inicial). Repita a operação até a inclusão de todos os desejados. Encerrada a inclusão, clique em “Assinar e Enviar”.
Para este
passo, se o Advogado salvou o seu certificado digital em um dispositivo de
armazenamento removível (pendrive, HD externo etc.), deverá inseri-lo
para continuar. Caso o tenha perdido, repita o download do certificado
digital.
Passo 9: digite a senha pessoal e clique em “OK”.
Passo 10: aguarde o envio. Haverá o redirecionamento à página de confirmação para que os dados inseridos sejam verificados e informado se há parte com atendimento prioritário, segredo de justiça, pedido de urgência ou partes ausentes. Clique em “Confirmar”.
Passo 11: se tudo for concluído com sucesso, surgirá a tela de cadastramento com os campos de número do processo, partes, juízo e juiz da causa, bem como data para a audiência. Esta tela deverá ser impressa e arquivada como protocolo de distribuição.
8 - AÇÕES DE 2º GRAU NO TJMG
Passo 1: selecione “Ações 2º grau”, na barra de menu superior, e clique em “Cadastrar petição inicial”. Após, informe o número do processo e clique em “Validar”. Assim que o processo for validado, surgirá um menu para peticionamento.
Passo 2: clique em “Buscar na Árvore” (à frente do campo “Assuntos”). Uma nova tela surgirá, permitindo a navegação dentre os temas propostos. Selecione o item que melhor descreve o assunto a ser tratado na petição e clique em “Confirmar” para regressar.
Passo 3: logo em seguida, pressione o botão para adicionar o assunto. Clique em “Buscar na Árvore” (à frente de “Classe”) para selecionar o tipo de ação pretendida. Para dar continuidade, clique em “Confirmar”.
Passo 1: selecione “Ações 2º grau”, na barra de menu superior, e clique em “Cadastrar petição inicial”. Após, informe o número do processo e clique em “Validar”. Assim que o processo for validado, surgirá um menu para peticionamento.
Passo 2: clique em “Buscar na Árvore” (à frente do campo “Assuntos”). Uma nova tela surgirá, permitindo a navegação dentre os temas propostos. Selecione o item que melhor descreve o assunto a ser tratado na petição e clique em “Confirmar” para regressar.
Passo 3: logo em seguida, pressione o botão para adicionar o assunto. Clique em “Buscar na Árvore” (à frente de “Classe”) para selecionar o tipo de ação pretendida. Para dar continuidade, clique em “Confirmar”.
Passo 4: a seguir, insira informações sobre as partes, clicando em “Inserir”. Ao terminar, pressione “Confirmar”.
Passo 5: na tela seguinte, o Advogado selecionará as peças que integrarão os autos do processo, sempre no formato PDF, com tamanho máximo de 3 MB (três megabytes), e com a descrição adequada de cada uma.
Para agravo
de instrumento, além da aba “Inserir Documentos” (para envio das
peças novas nos autos do processo) existe a “Instruir Agravo”; esta
habilitará a seleção das peças que já compõem os autos.
Passo 6: terminado o envio das peças, basta clicar em “Assinar”, inserir a senha do certificado digital do TJMG e aguardar o sistema apresentar a próxima etapa de confirmação. Ao conferir as informações, se tudo estiver correto, pressione “Confirmar” e imprima a tela final com os dados do peticionamento para fins de protocolo.
Passo 6: terminado o envio das peças, basta clicar em “Assinar”, inserir a senha do certificado digital do TJMG e aguardar o sistema apresentar a próxima etapa de confirmação. Ao conferir as informações, se tudo estiver correto, pressione “Confirmar” e imprima a tela final com os dados do peticionamento para fins de protocolo.
9
- AÇÃO POR DEPENDÊNCIA
Passo 1: se necessitar cadastrar uma ação por dependência, clique em “Ações 1° Grau” e selecione “Cadastrar petição inicial por dependência”. Informe o número do processo. Após, clique em “Validar”.
Passo 2: validado o processo, o sistema passará à parte de inserção dos assuntos, da classe e do valor da causa. Neste ponto, o restante do procedimento se assemelha ao tratado na “petição inicial”.
Passo 1: se necessitar cadastrar uma ação por dependência, clique em “Ações 1° Grau” e selecione “Cadastrar petição inicial por dependência”. Informe o número do processo. Após, clique em “Validar”.
Passo 2: validado o processo, o sistema passará à parte de inserção dos assuntos, da classe e do valor da causa. Neste ponto, o restante do procedimento se assemelha ao tratado na “petição inicial”.
10 - PETIÇÕES INTERMEDIÁRIAS
Passo: para cadastrar demais petições, selecione “Ações 1° Grau” ou “Ações 2° Grau”, no menu superior, e clique em “Processos ativos” ou “Recursos Ativos” (se pelo polo ativo ou passivo). Navegue por entre os processos até encontrar o desejado e clique no link “Peticionar” correspondente, localizado no canto direito da tela.
Passo: para cadastrar demais petições, selecione “Ações 1° Grau” ou “Ações 2° Grau”, no menu superior, e clique em “Processos ativos” ou “Recursos Ativos” (se pelo polo ativo ou passivo). Navegue por entre os processos até encontrar o desejado e clique no link “Peticionar” correspondente, localizado no canto direito da tela.
11 - SUBSTABELECIMENTO
Passo 1: na barra de menu superior, selecione a opção “Ações de 1° Grau” e clique em “Substabelecer”. Navegue dentre os processos e marque o(s) processo(s) desejado(s).
Passo 2: selecionado(s) o(s) processo(s), clique em “Substabelecer”, localizado no canto superior direito. Preencha o número da inscrição do profissional a receber os poderes, com ou sem reserva, e clique em “Acrescentar Advogado”. Quando houver terminado, clique no botão “Finalizar”.
Passo 3: será exibida uma janela confirmando o substabelecimento e informando sobre a necessidade de juntar a(s) respectiva(s) petição(ões). Realize o peticionamento na mesma página em que substabeleceu, clicando no link “Peticionar” correspondente ao processo que se encontra na parte direita da tela.
Passo 1: na barra de menu superior, selecione a opção “Ações de 1° Grau” e clique em “Substabelecer”. Navegue dentre os processos e marque o(s) processo(s) desejado(s).
Passo 2: selecionado(s) o(s) processo(s), clique em “Substabelecer”, localizado no canto superior direito. Preencha o número da inscrição do profissional a receber os poderes, com ou sem reserva, e clique em “Acrescentar Advogado”. Quando houver terminado, clique no botão “Finalizar”.
Passo 3: será exibida uma janela confirmando o substabelecimento e informando sobre a necessidade de juntar a(s) respectiva(s) petição(ões). Realize o peticionamento na mesma página em que substabeleceu, clicando no link “Peticionar” correspondente ao processo que se encontra na parte direita da tela.
12 - CONSULTANDO AUTOS
Passo 1: após acessar o sistema, a “Área do Advogado Particular” permite o acesso imediato aos autos de processos dentro de uma das categorias listadas. Selecione “Polo Ativo” ou “Polo Passivo” sob a denominação “Ações em 1º Grau (Ativas)” ou “Ações em 2º Grau (Ativas)”.
Passo 2: caso queira visualizar autos já arquivados, clique em “Ações 1º grau” e em “Processos arquivados” na barra de menu. Uma página mostrará os números dos processos cadastrados para aquele advogado, bastando clicar em um dos processos mostrados.
Passo 1: após acessar o sistema, a “Área do Advogado Particular” permite o acesso imediato aos autos de processos dentro de uma das categorias listadas. Selecione “Polo Ativo” ou “Polo Passivo” sob a denominação “Ações em 1º Grau (Ativas)” ou “Ações em 2º Grau (Ativas)”.
Passo 2: caso queira visualizar autos já arquivados, clique em “Ações 1º grau” e em “Processos arquivados” na barra de menu. Uma página mostrará os números dos processos cadastrados para aquele advogado, bastando clicar em um dos processos mostrados.
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